Atividades

Atividades CPA - Maio/2023

AtividadeData - HoraLocal
Atualizado pela última vez em: 02/05/2023.
Reunião com estagiárioA definirSala da CPA
Correção Relatório Semestral-Sala da CPA
Atualização do Site-Sala da CPA
Reunião Geral CPA A definirSala Virtual

Dimensões Avaliadas pela CPA/Univasf

DIMENSÃO 1: A MISSÃO E O PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL.

Objetivo: Analisar se as metas do PDI e PPI foram desenvolvidas em coerência com as finalidades, objetivos, missão e inserção regional e/ou nacional da Univasf.

Metodologia: Para a produção e análise das informações relativas à dimensão em estudo, são solicitadas informações aos setores responsáveis pelas áreas envolvidas, principalmente Pró-Reitoria de Planejamento e Administração e Pró-Reitoria de Ensino, bem como realizada análise dos documentos oficiais da Universidade.


DIMENSÃO 2: O ENSINO (GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO), A PESQUISA, A EXTENSÃO E AS RESPECTIVAS NORMAS DE OPERACIONALIZAÇÃO, INCLUÍDOS OS PROCEDIMENTOS PARA ESTÍMULO À PRODUÇÃO ACADÊMICA, PARA AS BOLSAS DE PESQUISA, DE MONITORIA E DEMAIS MODALIDADES.

Objetivo: Analisar a adequação das políticas para o ensino, a pesquisa e a extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, para as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades.

Metodologia: Para produção e análise das informações relativas a esta dimensão, são solicitadas informações aos setores responsáveis pelas áreas envolvidas (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação – PRPPG, Pró-Reitoria de Integração PROIN e Pró-Reitoria de Ensino –  PROEN), coordenadores de cursos/núcleos das áreas envolvidas, análise dos documentos oficiais da Instituição, assim como análise dos dados computados nos questionários de Avaliação Interna.


DIMENSÃO 3: A RESPONSABILIDADE SOCIAL DA INSTITUIÇÃO, CONSIDERADA ESPECIALMENTE NO QUE SE REFERE À SUA CONTRIBUIÇÃO EM RELAÇÃO À INCLUSÃO SOCIAL, AO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL, À DEFESA DO MEIO AMBIENTE, DA MEMÓRIA CULTURAL, DA PRODUÇÃO ARTÍSTICA E DO PATRIMÔNIO CULTURAL.

Objetivo: Analisar as ações da Univasf, no que diz respeito à transferência de conhecimento técnico e científico à comunidade, a natureza das relações com os setores público e privado e mercado de trabalho, além da prática de ações de inclusão social e de preservação do meio ambiente.

Metodologia: Para a produção e análise das informações relativas à dimensão em estudo, são solicitadas informações aos setores responsáveis pelas áreas envolvidas, principalmente Pró-Reitoria de Integração – PROIN. Também foi feita análise dos documentos oficiais da Universidade.


DIMENSÃO 4: A COMUNICAÇÃO COM A SOCIEDADE.

Objetivo: Analisar estratégias, recursos e qualidade das formas de aproximação efetiva entre a Univasf e a sociedade, bem como avaliar a sua imagem pública nos meios de comunicação social.

Metodologia: Para a produção e análise das informações relativas à dimensão em estudo, são solicitadas informações aos setores responsáveis pelas áreas envolvidas (ouvidoria e assessoria de comunicação), bem como análise dos documentos oficiais e site da Universidade.


DIMENSÃO 5: AS POLÍTICAS DE PESSOAL, DE CARREIRA DO CORPO DOCENTE E CORPO TÉCNICO-ADMINISTRATIVO, SEU APERFEIÇOAMENTO, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E SUAS CONDIÇÕES DE TRABALHO.

Objetivo: Analisar as políticas relacionadas à pessoal, carreiras do corpo docente e corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional, condições de trabalho e implementação das mesmas.

Metodologia: Para a produção e análise das informações relativas à dimensão em estudo, são solicitadas informações aos setores responsáveis pelas áreas envolvidas, principalmente a Secretaria de Gestão de Pessoas – SGP. Também é realizada análise dos documentos oficiais da Universidade e análise das respostas dos questionários da Autoavaliação Institucional, referente ao corpo técnico-administrativo e docente.


DIMENSÃO 6: ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA INSTITUIÇÃO ESPECIALMENTE O FUNCIONAMENTO E REPRESENTATIVIDADE DOS COLEGIADOS, SUA INDEPENDÊNCIA E AUTONOMIA NA RELAÇÃO COM A MANTENEDORA, E A PARTICIPAÇÃO DOS SEGMENTOS DA COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA NOS PROCESSOS DECISÓRIOS.

Objetivo: Analisar a adequação da gestão ao cumprimento dos objetivos e projetos institucionais e coerência com a estrutura organizacional oficial e real e verificar o funcionamento, a composição e a atribuição dos órgãos colegiados.

Metodologia: Para a produção e análise das informações relativas à dimensão em estudo, são realizadas análise dos documentos oficiais da Universidade e das respostas dos questionários de Autoavaliação Institucional, referentes aos docentes e Coordenadores de Cursos.


DIMENSÃO 7: INFRAESTRUTURA FÍSICA, ESPECIALMENTE A DE ENSINO E DE PESQUISA, BIBLIOTECA, RECURSOS DE INFORMAÇÃO E DE COMUNICAÇÃO.

Objetivo: Analisar as políticas relacionadas à infraestrutura, recursos de informação e comunicação.

Metodologia: Para produção e análise das informações relativas à dimensão em estudo, são realizadas visitas in loco a todos os campi da Univasf, solicitadas informações aos setores envolvidos além da análise dos documentos oficiais da Universidade e das respostas dos questionários de Autoavaliação Institucional.


DIMENSÃO 8: PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO, ESPECIALMENTE EM RELAÇÃO AOS PROCESSOS, RESULTADOS E EFICÁCIA DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL.

Objetivo: Analisar o planejamento e a avaliação dos processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional. Esta dimensão está na confluência  da avaliação como processo que leva em conta as informações do passado e está centrado no presente e  no futuro institucional, a partir do balanço de fragilidades, potencialidades e vocação institucionais.

Metodologia: Para a produção e análise das informações relativas à dimensão em estudo, são apresentados os relatórios finais anualmente, realizados estudos dos documentos oficiais da Universidade, além de registradas as ações tomadas a partir da análise dos resultados dos relatórios de autoavaliação de anos anteriores.


DIMENSÃO 9: POLÍTICAS DE ATENDIMENTO AOS ESTUDANTES.

Objetivo: Analisar as atividades de atendimento aos estudantes e sua coerência com as políticas institucionais. Por meio destas a Univasf busca atender aos princípios inerentes à qualidade de vida estudantil.

Metodologia: Para a produção e análise das informações relativas à dimensão em estudo, são solicitadas informações a Secretaria de Assistência Estudantil, análise dos documentos oficiais da Universidade, e consulta aos diferentes setores da Instituição envolvidos com o atendimento ao estudante.


DIMENSÃO 10: SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA TENDO EM VISTA O SIGNIFICADO SOCIAL DA CONTINUIDADE DOS COMPROMISSOS NA OFERTA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.

Objetivo: Analisar a adequação da Sustentabilidade Financeira ao cumprimento dos objetivos, das metas, dos projetos institucionais e das prioridades estabelecidas. Avalia como a gestão e administração do orçamento e as políticas e estratégias de gestão acadêmica com vistas à eficácia na utilização e na obtenção dos recursos financeiros necessários ao cumprimento das metas e das prioridades estabelecidas.

Metodologia: Para a produção e análise das informações relativas à dimensão em estudo, são solicitadas informações a Secretaria de Gestão e Orçamento, bem como análise dos questionários de avaliação institucional e dos documentos oficiais da Universidade.